O rompimento de duas barragens de rejeitos da mineradora Samarco, na cidade de Mariana, gerou uma enxurrada de lama e detritos,que deixou desabrigados e mortos.
A Deputada Dâmina Pereira, preocupada com todos os aspectos envolvidos na questão, está cobrando maior rigor em relação à segurança das barragens, sejam elas relativas a cursos d’água, para quaisquer fins, ou de contenção de rejeitos.
Segundo a parlamentar, não é possível que a população permaneça desamparada, enquanto são discutidos os detalhes do que ocorreu.
Algumas pessoas perderam tudo o que tinham além das irreparáveis perdas humanas. Ela afirmou que é necessário que a Câmara dos Deputados promova uma ampla discussão e aprove uma legislação que seja mais rigorosa, para que eventos como este sejam prevenidos.
Por outro lado, caso se repitam episódios como os que envolvem a empresa Samarco, é preciso que haja a definição de responsabilidades e pronto atendimento às pessoas atingidas e reparos ao patrimônio, seja ele público ou privado.
Dâmina destacou ainda, que os danos ambientais, que podem perdurar por muitos anos, devem ser reparados pelos responsáveis.