0

O Papel da Coluna Social

Por: Elsa Quandt

Você já parou para pensar por que a coluna social existe na maioria dos jornais? 

Qual o papel desse serviço que suscita tanta curiosidade nas pessoas, que faz o jornal ser folheado direto para a coluna onde se encontra fatos e fotos sobre pessoas comuns da sociedade, pessoas em destaque, políticos, empresários, estudantes, profissionais das mais variadas categorias?

A coluna social virtual ou online traz um componente novo e muito oportuno: a interatividade! Ver as publicações e opinar imediatamente torna tudo mais real e acessível!  

O ser humano busca a sensação de pertencer ao grupo, e ser representado num universo que conhecemos, participamos, convivemos e atuamos é a maneira mais direta de sentir-se parte da sociedade em si. 

Quando um professor é homenageado num evento – que pode ser um simples jantar entre amigos, a percepção de valorização da categoria de educandos é comemorada entre os colegas. Quando um médico recebe um mérito por seu trabalho, a sociedade médica percebe como valorização do grupo, e quando uma família comemora aniversário, bodas, formatura, batizado… a sociedade recebe a notícia como um estímulo aos laços familiares, às conquistas e lutas de sua própria família.

Podemos conhecer a pessoa em foco ou não, mas identificamos seu contexto, reconhecemos o ambiente, criticamos ou elogiamos a postura, o discurso, o vestuário… e nos flagramos simpatizando com uma causa defendida, com uma idéia compartilhada, com a situação publicada na coluna social.

Também há o componente do lazer: gostoso ver as fotos e ler as notas que nos fazem viajar nas imagens e notícias, assim nos tirando dos resumos financeiros, da coluna policial e do estresse diário da vida cotidiana.

Novidades sobre a cidade, eventos culturais, tendências de consumo, personagens da política, da moda, do comércio, da indústria e da educação, profissionais de todas as áreas, filantropos, músicos, artistas… o universo da vida em sociedade está retratado numa coluna social.

Mas acima de tudo, há a curiosidade de saber como vive gente que afinal é tão igual a todos nós: suas casas, suas festas, seu trabalho e até suas tristezas. Aparentemente a razão para que haja tanto interesse é a percepção de que todos podemos ser importantes na comunidade onde vivemos, e todos gostamos de saber um pouco do outro.

E saber que o vizinho pode produzir alguma coisa pela comunidade em que vive – e aparecer na coluna social, dividindo assim suas conquistas e realizações com os leitores, que muitas vezes precisam de uma dose de ânimo para sair da zona de conforto e fazer algo novo aparentemente é a razão para que haja tanto interesse, ou seja, a percepção de que todos podemos ser importantes na comunidade onde vivemos.

Assim, a resposta à primeira pergunta pode ser, simplesmente: é muito bom viver em sociedade, poder saber do que acontece, poder fazer parte do grupo de cidadãos que faz do dia a dia uma aventura tão interessante!!!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X