Período para doação de sangue em Lavras pode ampliado
A pedido da população de Lavras, a deputada federal Dâmina Pereira (PSL/MG) encaminhou, na última semana, documento para a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas), solicitando mais um dia de coleta de sangue para a cidade.
Desde a inauguração em setembro de 2009, o posto avançado de coleta externa de sangue da Fundação Hemominas funciona todas as quintas-feiras das 8h às12h, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A unidade fica na Avenida Ernesto Matioli, nº 8.851, no Bairro Santa Efigênia.
Em média, 40 bolsas de sangue são colhidas semanalmente. Após coletadas, as bolsas vão direto para análise de dados de doação da fundação hemominas, que fica no núcleo regional do município de São João del Rei. Depois de examinados, as bolsas voltam para Lavras e são divididas entres os hospitais Vaz Monteiro, Santa Casa e a UPA, e ainda são disponibilizadas no estoque do Estado e posteriormente, enviadas às cidades de Belo Horizonte e outros municípios da região.
Cada doador pode salvar até quatro vidas com apenas uma doação, contudo, nem sempre o número de doadores é suficiente. Para a deputada mais um dia de coleta é o ideal. “Como o horário e o dia são limitados, muitas pessoas sentem o desejo, mas não podem comparecer ao posto para doar sangue. Em uma cidade com o porte de Lavras faz-se necessário mais um dia de coleta para que os estoques fiquem sempre abastecidos.”
Foto: Banco de Imagens/Senado Federal