Vou contar só para você

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Por Diego Nascimento*

diegonascimento.com.br

Tenho o hábito de dizer que a palavra Comunicação está em minha sequência de DNA. Nos últimos quinze anos tenho estudado vários segmentos dessa ciência tão vasta. Um deles trata da interação com os clientes por meio do e-mail. Um correio eletrônico bem produzido é capaz de oferecer oportunidades inimagináveis. Pensando nisso oferecerei cinco dicas para que o sucesso seja uma característica marcante quando fizer uso dessa ferramenta.

O que vem antes do @: sempre recebo currículos com apelidos antes do @. Não faça isso. Palavras pejorativas ou sem seriedade empobrecem a sua imagem e fogem das boas práticas do Marketing Pessoal. Sugiro que use seu nome e sobrenome e, no caso de empresas, uma sequência curta e fácil de guardar na mente;

Título: seja objetivo. Dependendo do que inserir no campo “Assunto” sua mensagem será prioridade ou “algo pra depois. ” ;

Ortografia/Gramática: sempre correta. Não importa se o destinatário é seu irmão ou seu patrão. Lembre que a leitura é o único exercício para aperfeiçoar sua escrita;

Assinatura: coloque seu nome completo, endereço de e-mail e telefone (de preferência que funcione). No mundo corporativo a facilidade de retorno é mais do que necessária para o “fechamento” de negócios;

E agora por último, mas não menos importante:

Feedback: responda aos seus e-mails. Que seja um “confirmado, recebi…” não mate o remetente de angústia para saber se a mensagem chegou corretamente. O tráfego de informações na rede é muito alto e, acredite, congestionamentos e desvios de rota podem acontecer. Além do mais a resposta ao e-mail é um exemplo claro de respeito mesmo que resulte em um diálogo face a face.  

Faça a diferença! Esteja atento aos pequenos detalhes!

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