Maio
Há décadas que fico feliz e encorajada, um misto de alegria e muito amor quando necessito falar sobre esse mês lindo que é maio!
Começamos com o dia primeiro, dedicado ao Trabalhador: dia de descanso merecido de todos aqueles que lutam e sempre lutaram por dias melhores para o sustento de suas famílias.
Já no segundo domingo de maio, o dia é marcado para os filhos reverenciarem, homenagearem, abraçarem e beijarem suas mães ou aquelas mulheres que cumpriram a função maternal. Alguns, com saudades, vão se conectar espiritualmente com aquelas que, tendo cumprido sua missão, partiram desse mundo.
De repente, nos deparamos com o mês de maio de 2020 em que paira a pergunta: até quando? Quanto ainda vamos ver pessoas sofrendo? Até que nível chegará nossa angústia por estarmos longe fisicamente daqueles que amamos, especialmente nossas mães ou nossos filhos?
Talvez esse seja o mês de recorrermos ainda à outra homenageada de maio: Maria. Nossa Senhora, a mãe de Jesus. Mesmo para aqueles que não praticam a religião, seja ela qual for, podemos pensar na figura de Maria, como nos conta a Bíblia cristã. Tão resiliente, forte, destemida e amorosa… Transborda Dela ensinamentos tão importantes para dias um tanto sombrios. O amor é o elo que a uniu todo o tempo a seu filho, e que a permitiu passar junto a ele as mais pesadas provações.
Aprendamos com a força do amor de uma mãe: esse sentimento puro e poderoso que é capaz de nos curar da dor nos e acalentar em tempos difíceis.
Embora seja um época triste para se comemorar o mês das Mães, talvez não haja momento mais oportuno para homenageá-las e lembrar do ensinamento mais profundo de uma relação maternal: o amor. Ele vai nos curar. O amor pelo próximo, pelos mais necessitados, pelos humildes, por quem sofre, por quem precisa de nós, pelos nossos amigos e familiares.
É por esse amor que devemos nos cuidar. Se puderem, fiquem em casa. Usem suas máscaras. Protejam-se. E se amem como uma mãe ama a um filho, sem preconceitos ou distinções.
Feliz dia das Mães. Feliz dia de um amor que salva!
Tenham todos um ótimo mês de Maio.
Dalva Sueli