Personalidades Gammonenses – Maria Imaculada de Andrade Teixeira

Maria Imaculada nasceu em Bom Sucesso e é casada com Edison Teixeira Sobrinho. Tem dois filhos: Keyla e Glênio e dois netos: Davi e Sara.

Seus filhos estudaram no Gammon desde a infância e hoje são formados respectivamente em Química e Gestão Comercial.

Imaculada é formada em Biblioteconomia pela ESBI – Escola Superior de Biblioteconomia em Formiga – MG; atualmente a faculdade chama-se UNIFOR – Centro Universitário de Formiga; é também Formada em Administração de Empresas, aplicada à Biblioteconomia – ABEAS – Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior em Brasilia.

Em 1985 iniciou seu trabalho no Instituto Presbiteriano Gammon, na Biblioteca Infantil. Atualmente está trabalhando no resgate das atividades literárias com os alunos da Educação Infantil e do Fundamental I. As técnicas usadas neste trabalho são: “batata quente”, pescaria, propaganda do livro, contação de histórias.

Em 1987 foi escrito pelos alunos, o livro “Martelando Idéias” com textos de cada aluno. A correção dos textos contidos no livro foi feita pelas professoras Yone Fantazzini e Maria Conceição Alves. O livro foi enviado para a Delegacia de Ensino, para o MEC e, finalmente um aluno que mudou-se para Londres divulgou o livro em sua escola.

Imaculada conta com alegria que participou da Fundação do Pró-Memória juntamente com Ângelo Alberto de Moura Delphim; inicialmente o Pró-Memória funcionou no prédio Guilhermina Gammon, onde hoje funciona a Educação Infantil. A seguir o Pró-Memória foi transferido para o térreo do Auditório Lane Morton, onde hoje funciona a Central de Atendimento; nesta ocasião recebeu orientação do paisagista Carlos Fernando de Moura Delphin e a cooperação da ex-aluna voluntária Vanilda A. Bezerra de Sequeira Costa. Atualmente o Pró-Memória está alojado em uma casa na chácara e Imaculada, embora trabalhando na Biblioteca, sente-se realizada com sua participação na criação do Pró-Memória; pois para ela, a memória faz parte da nossa vida e um país sem memória, não tem história. 

Imaculada conta que juntamente com Lucilene, sua colega de trabalho na época, fez o projeto para a criação da Noite da Saudade que permaneceu com este nome até 2016; hoje o encontro dos ex-alunos chama-se “Festa do Ex-Aluno”; é um momento de reencontro e alegria entre ex-alunos. 

Por muito tempo a Noite da Saudade aconteceu no refeitório do internato, onde hoje funciona a Biblioteca; local de trabalho da dedicada bibliotecária, onde ela se esmera em cuidados para uma ótima apresentação.

Ela nos diz que o Gammon é sua segunda família e que muito tem aprendido com os professores e com as crianças.

Se orgulha por trabalhar no Gammon a 33 anos e ter a grande responsabilidade na formação cultural das crianças. 

Imaculada diz que o Gammon preserva a tradição, mas adota a modernidade, pois a Biblioteca é automatizada pelo programa TOTUS; as crianças fazem empréstimos de livros pelo sistema de biometria, tendo a facilidade de renovação através do portal. Por isso sente-se realizada trabalhando em uma escola que acompanha os novos tempos da tecnologia.

Para Imaculada, “LER É VOAR POR CAMINHOS INFINITOS!”

Imaculada e Edison

Este é Glênio meu filho, e sua esposa Aline

Meu filho Glênio e meu netinho Davi Teixeira em nosso sítio

Minha filha mais velha e seus filhos Davi e Sara

Este é o maridão Edison Teixeira. Estamos casados a 39 anos

Minha filha Keyla com o marido Gustavo e seus filhos

Fotos da biblioteca Campus Chácara e

Pró Memória

Comments (0)
Add Comment