José Ozanir Castilhos da Rosa
Entrevista para a ABIME de José Ozanir Castilhos da Rosa
ABIME – Como foi que entrou no segmento Hoteleiro?
R: Foi uma oportunidade e uma necessidade. Eu era funcionário de um Banco e estava em busca de uma profissão que me proporcionasse crescimento profissional com mais rapidez. Com 21 anos mudei do Curso de Administração de Empresas para o de Gestão em Hotelaria, na Universidade de Caxias do Sul – RS. Na época, a hotelaria tinha grande mercado a ser explorado no Brasil e já se desenhava a chegada de grandes administradoras internacionais. Em dois anos estava a caminho do gerenciamento de um hotel no Nordeste. Com 26 anos já gerenciava um hotel 5 estrelas em São Luís, Maranhão. A partir daí nunca mais mudei de ramo, hotelaria é uma atividade apaixonante.
ABIME.- Há quanto tempo você dirige o Bourbon Atibaia Convention & Spa Resort e como descreveria essa experiência até o momento?
R: Há quase 7 anos recebi um convite para um grande desafio na Rede Bourbon. Tratava-se do Bourbon Atibaia Convention & Spa Resort. Fiquei muito feliz e lisonjeado pela confiança dispensada pela família Vezozzo, pois o empreendimento é um dos cinco maiores do Brasil e um dos maiores da América Latina. Desafio enorme, mas que proporciona uma motivação do mesmo tamanho. Não hesitei em nenhum momento e aceitei a mudança do Nordeste para Atibaia, em São Paulo. Desde então fizemos em conjunto grandes trabalhos com a equipe, renovações e implantações que proporcionaram excelentes resultados para o empreendimento. A confiança dos proprietários e diretorias levou-me a assumir desafios e missões importantes visando o desenvolvimento de equipes, melhoria da qualidade das operações e crescimento da empresa. É um grande Resort, uma grande equipe e uma grande empresa. Estou muito feliz aqui.
ABIME – Como a Rede Bourbon está posicionada hoje no mercado?
R: A Bourbon Hotéis & Resorts é atualmente uma das mais tradicionais Redes Hoteleiras do país. Tem como uma das principais características a busca pela excelência no serviço e inovação, por isso, vem mantendo uma crescente no mercado. O nosso plano de expansão, que só neste ano deve inaugurar quatro unidades, também tem um importante papel neste cenário. Com 20 unidades e completando 55 anos em 2018, a Bourbon está estabilizada no mercado e é atualmente reconhecida como uma das mais importantes empresas do segmento no Brasil.
ABIME – Quantos apartamentos tem o Bourbon Atibaia Convention & Spa Resort?
R: 572 (523 apartamentos superior, 23 apartamentos office room, 16 apartamentos premier, 5 suítes classic, 4 suítes familiar e 1 suíte presidencial)
ABIME – Você já trabalhou para outros hotéis? Quais são, em sua opinião, as diferenças entre o Bourbon Atibaia e outros hotéis?
R: Sim, logo no início da carreira atuei em hotéis de diferentes Redes Hoteleiras. Na Accor Hotels, atuei nas gerências de produtos como: Sofitel, Novotel e Mercure, além de assumir por 8 anos uma gerência regional. No total, fiquei com o grupo francês por dezoito anos. Na Atlantica Hotels fui, por três anos, Diretor do Beach Class Resort, em Porto de Galinhas. Também fui, por dois anos, Diretor Gerente do Serrano Resort, em Gramado, quando surgia no mercado a GJP Hotels & Resorts.
O Brasil conta hoje com grandes produtos e que cada um, ao seu estilo de trabalho, está buscando atingir suas metas. Cada empreendimento tem seu valor e são importantes para manter o segmento de turismo crescendo no país. Tanto o turismo clássico quanto o de negócios. Como grande diferencial não somente do Bourbon Atibaia, como da Rede, podemos destacar a constante busca pela excelência na prestação de serviço, na manutenção do patrimônio, na atualização tecnológica e como isso impacta de forma positiva nos feedbacks que recebemos dos clientes.
ABIME – Fale-me sobre um dia típico de trabalho no Bourbon Atibaia Convention & Spa Resort
R: Como gestor faz parte do trabalho diário verificar como estão as equipes e suas necessidades para bem poderem desenvolver os trabalhos. Essa função muitas vezes inclui auxiliar tanto em assuntos profissionais como pessoais, tudo é importante na gestão das pessoas. Por conta porte do Bourbon Atibaia é necessário dividir responsabilidades. Diariamente dispenso um tempo para cada Gerente de Setor para conversarmos sobre o dia-a-dia e como está o planejamento operacional. Faço reuniões com todos os gestores duas vezes por semana e dedico, pelo menos, uma hora exclusiva com cada um dos 14 gerentes e coordenadores que atuam comigo. O contato com os clientes, nas suas atividades de diversão ou trabalho, é feito de forma a captar como está sua satisfação e se tem alguma necessidade a ser atendida. As áreas de suporte técnico são muito importantes e sempre me apoio nelas para os assuntos que necessito: Marketing, Área Comercial, Administrativa, Gestão de Pessoas, Tecnologia da Informação e Jurídica. Com estes, periodicamente são feitas reuniões de alinhamento. Já com os Investidores mantenho contato semanal para que saibam como estão os resultados, as principais ações em andamento e eventualmente discutir algum assunto estratégico.
ABIME- O que há de melhor na cidade de Atibaia região, em sua opinião?
R: Atibaia tem diversos encantos. Está muito próxima de São Paulo, facilitando o deslocamento, e conta com atrações que são possíveis de conhecer em um ou dois dias. Pedra Grande, Parque das águas, excursões pelas trilhas, represas do Complexo Cantareira com suas belas paisagens, a natureza local e museu de história natural são algumas das principais opções de passeios pela cidade.
ABIME- Como é a relação com a concorrência?
R: A Rede mantém bons relacionamentos com todo o mercado. Focamos em melhorar a experiência dos nossos clientes e as tendências de mercado, sempre são um excelente termômetro para nossas ações.
ABIME – No atual contexto da economia, quais têm sido as campanhas promocionais ou eventos que o hotel tem promovido para atrair hóspedes?
R: Trabalhamos intensamente para sempre apresentar campanhas que além de promover os destinos ofereçam condições diferenciadas para os clientes. Pacotes especiais de feriados e completa programação lazer para a família são um dos nossos focos. Utilizamos o marketing digital, principalmente as redes sociais, para atingir fatias de mercado que utilizam estes canais eletrônicos. No turismo de negócios estamos sempre em contato com nossos principais clientes buscando fidelizá-los, pois é um público muito importante para o Resort. Ainda neste semestre, por exemplo, inauguraremos um novo ballroom que aumentará nossa capacidade para receber eventos no empreendimento. Campanhas com tarifas promocionais para quem reserva com antecedência também são feitas com frequência.
ABIME – O Bourbon Atibaia Convention & Spa Resort é considerado um destino para diversão em família, desde quando foi instalado o Clube Bourbon e a Turma da Mônica?
R: Realmente o Resort tem um grande apelo para o turismo em família. Estamos sempre em busca de atrações e parcerias que proporcionem uma melhor experiência deste público no empreendimento. A parceria com a Mauricio de Sousa é um excelente exemplo, trabalhamos em conjunto desde 2006 e o Clube Bourbon e a Turma da Mônica existe desde setembro de 2014. Neste período conquistamos 30 mil sócios mirins do Brasil, Argentina e Paraguai.
ABIME – Qual a mensagem que o senhor gostaria deixar?
R: Que sejamos otimistas mesmo em tempos de transições e de mudanças. Dificuldades sempre aparecerão. Cabe a nós superarmos de forma criativa e nos motivarmos e apoiarmos as equipes a seguirem adiante, pois só desta forma se chega ao sucesso. Qualquer atividade precisa de pessoas engajadas, otimistas e felizes com os desafios que estão à frente. Pessoas comprometidas com seus sonhos e com os objetivos de suas empresas superam mais facilmente as adversidades. Nada resiste ao trabalho de uma equipe motivada e engajada.
Uma experiência inesquecível