Solstício de Inverso – Comuna de Ibitipoca

0

SOLSTÍCIO DE INVERNO NA COMUNA DE IBITIPOCA

Temazcal

O Temazcal é uma cerimônia milenar de cura, purificação e fortalecimento. É a reprodução do útero da mãe terra, onde cada pessoa é concebida.

Por milhares de anos, muito antes da chegada dos espanhóis, os povos indígenas da América Central já haviam desenvolvido uma civilização altamente avançada. Seus métodos de manutenção e restabelecimento da saúde eram baseados na utilização de elementos naturais. Higiene e limpeza eram parte integrante de seus costumes. O Temazcal era usado por esses povos para mulheres (antes, durante e após o parto), para tratar várias doenças da população, para a limpeza e bem-estar geral.

A Cerimônia do Temazcal utiliza o símbolo dos elementos naturais (terra, fogo, água e ar), além da representação da gestação e do renascimento. Mais do que apenas um lugar para relaxar, é uma terapia de desintoxicação e uma cerimônia mágico-religiosa de cura, tendo efeito não só no plano físico, mas também no espiritual.

Na prática, uma tenda é construída em um local tranquilo em meio à natureza, de forma que todos os participantes fiquem em contato com o solo. No centro da tenda são colocadas as “anciãs pedras”, pedras quentes incandescentes que, após receberem água com ervas aromáticas e medicinais, liberam vapor que toma conta de todo o ambiente. Os participantes entoam cantos sagrados e fazem seus pedidos através de orações.

É um momento único, em que você permanece consciente o tempo todo, e estar consciente é saber viver verdadeiramente.

O uso do Temazcal, ao longo da história, tem sido tanto terapêutico, quanto ritual e cerimonial. Essas práticas sobrevivem hoje graças à tradição oral dos povos indígenas de diferentes origens.

E foi exatamente, isso que eu vivenciei na maravilhosa Comuna de Ibitipoca.

Meditação Mergulho Interno


Ritual Solstício

Peça Teatral – Romeu e Julieta

Café da Manha – Engenho Ldge – Yoga Conexão Terra – SPA

Café da Manha – Engenho Lodge

Almoço Yuca – Restaurante do Mogol

Música ao Vivo – Mogol

Caminhada Renascimento – Engenho Lodge até o Gritador

Caminhada até as Estátuas

Roda “Futuro da Comuna!

Jantar Engenho Lodge – Chef Claude Troisgros

Café da Manha – Jaboticabeiras

Tuca
Siriema
Antônio

Roda “Futuro da Comuna!

Estátuas

Jantar Engenho Lodge

Chef Claude Troisgros

23.06

Yoga Celebração

SPA

Café da Manha

Jaboticabeiras

Tuca

Siriema

Antônio

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X