Governador vem para lançamento de nova fábrica da Ambev neste sábado

0

Será lançada neste sábado, 3, a pedra fundamental da Fábrica de Latas da Ambev, em Sete Lagoas. Esta unidade contará com linhas de produção de alta capacidade e será totalmente automatizada. O Governador Romeu Zema (foto) participará da coletiva de imprensa no auditório da fábrica.

Está previsto uma visita a linha de produção da cervejaria além de conhecer o canteiro de obras da nova fábrica de latas. A chegada do governador está prevista para as 11h30. O projeto da nova fábrica considera, em sua primeira fase, a instalação de duas linhas de produção, com capacidade para 2.400 latas por minuto cada, nos formatos 473ml, 550 ml, 269ml e 310ml, e de uma linha de produção de tampas, com capacidade para 4.800 tampas por minuto. O processo de licenciamento ambiental do empreendimento foi analisado e aprovado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). 

Na primeira fase do projeto, estima-se que sejam produzidas: 1,46 bilhões de latas por ano e 2 bilhões de tampas por ano. A projeção é escoar a produção de latas para as demais unidades da Ambev, como as localizadas em Uberlândia, Juatuba, Sete Lagoas, Piraí e Rio de Janeiro, aquecendo e estimulando a economia e, consequentemente, a qualidade de vida no Estado de Minas Gerais. Durante a instalação do empreendimento estão sendo gerados cerca de 400 empregos diretos, além  aproximadamente 200 empregos diretos e mais 100 indiretos, na etapa de operação. Para 2023, está prevista a ampliação da capacidade de produção de latas de alumínio em mais 0,5 bilhões de latas por ano, o que será objeto de novo licenciamento ambiental.

O empreendimento é uma das novas indústrias a passar pelo processo de licenciamento ambiental modernizado. A fábrica foi licenciada na modalidade concomitante em uma única fase (LAC1), englobando as etapas de viabilidade ambiental, instalação e operação, com licença válida por 10 anos. A modernização do licenciamento adotada pela Semad em Minas considerou a possibilidade de aplicação da modalidade concomitante. Ou seja, o processo de licenciamento ambiental da atividade foi desburocratizado, ganhou celeridade, segurança jurídica e de investimento, sem perder ou modificar a análise técnica dos impactos ambientais oriundos da instalação e futura operação da fábrica. Esta desburocratização é fruto da publicação da Deliberação Normativa 217/2017, do Decreto Estadual 47.383/2018 e de medidas gerenciais realizadas no âmbito da Secretaria, que foram intensificadas na gestão do Governador Romeu Zema.

Segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, o Governo de Minas Gerais está comprometido em estimular a economia, otimizando e desburocratizando seus processos administrativos. “Tudo isso feito sempre com embasamento no tripé do desenvolvimento sustentável: o aspecto ambiental, o social e o econômico”, ressaltou Vieira.

Fonte :
http://plantaoregional24horas.com.br/verNoticia.php?id=309

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X