Personalidades Gammonenses – João Márcio de Carvalho Rios

0

dalvasuelilavras:

Nasceu em Macaia MG, no dia 26.03.1939, filho de Francisco Chagas da Silva Rios e Cacilda de Carvalho Rios.Casado com Nilda de Jesus Duarte Rios.

Filhos: Cacilda Márcia, formada em Agronomia (ESAL), Doutora em Fitopatologia (UFLA)

João Márcio de Carvalho Rios Junior, Engenheiro Mecânico (PUC-MG)

Lílian Mara, Pedagoga com Especialização em Supervisão Escolar

Maria Cristina, formada em Agronomia (ESAL), Doutora em Genética e Melhoramento (UFLA)

Mariana Duarte, formada em Administração de Empresas (UFLA)

Lara Rios Bueno, formada em Jornalismo e Comunicação Social (PUC-MG)

João Marcio e Nilda possuem lindos netos.

Vida educacional:

Estudou o primário na Escola Antônio Carlos de Carvalho – Macaia (1946-1949). Concluiu o curso ginasial no Instituto P. Gammon em 1954. E o cientifico no mesmo educandário em 1957. Formou-se em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL) em 13/12/1961, nessa época, um Departamento do Instituto P. Gammon. Possui os seguintes cursos:Especialização em Fisiologia Vegetal CEPLAC, 1969.Mestrado em Bioquímica, na Universidade Federal do Paraná, 1973.Especialização em Altos Estudos Estratégicos, Escola Superior de Guerra, Rio de janeiro, 1984.

Vida Profissional: Professor da (ESAL), como Regente de Cadeira, em 01/01/1962Enquadrado como Professor Adjunto da (ESAL), federalizada, em maio de 1968.Idealizador e um dos fundadores do Departamento de Biologia da (ESAL), em 1973, sendo seu primeiro Chefe de Departamento. Secretário da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior, em 1974. Membro da Sub-comissão de Especialista em Ciência Agrária do MEC, 1973.Assessor de Ciência Agrária do MEC de 1975 a 1979. Membro da Coordenadoria de Pesquisa da (ESAL) em 1975 e como tal, representante da (ESAL) junto ao PIPAEMG, precursor da EPAMIG.Presidente da Comissão Permanente do Regine de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva da (ESAL), 1975-76. Coordenador de Pós-Graduação da (ESAL) em 1976 e 1977 (março). Professor Titular em 1976.Coordenador do Grupo de Trabalho encarregado de elaborar o Projeto de Implantação do Curso de Agronomia na Fundação Universidade do Amazonas (FUA), 1976Paraninfo dos formandos de 1977 da (ESAL) Requisitado pelo MEC e colocado á disposição da Universidade do Amazonas para coordenar a implantação do Curso de Agronomia nessa universidade, 1977, 1978 e 19789.Membro e Presidente de diversas comissões  de Verificação e de Reconhecimento de curso de graduação em Agronomia em instituições superior no país, no período de 1973 a 1979. Diretor da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), de 1979 a 1983. Para coordenar a implantação do Curso de Agronomia no Instituto de Ensino e Pesquisa de Ituiutaba (ISEPI), MG a pedido do governo do estado de Minas Gerais, em março de 1985.Diretor Acadêmico do ISEPI, de 1986 a 1988, quando retornou para Lavras.Professor titular aposentado da ESAL, 31/05/1990. Assessor do Centro Universitário de Passos, MG, na implantação do Curso de Agronomia nessa Instituição.Secretário-Executivo da Fundação de Apoio ao Ensino e Pesquisa e Extenção (FAEPE) de março de 1992 a junho de 1993. Paraninfo dos formandos de 2015 na Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Vida Estudantil: Membro da Equipe de “O Agrário”Membro da “Comissão dos Doze”, por alunos da turma de 1961, com a finalidade de desenvolver a política estudantil e apoiar o movimento em prol da sua federalização. Presidente do Centro Acadêmico de Agronomia em 1961. Orador nas solenidades de Formatura da turma de Engenheiros Agrônomos de 1961.Recebeu o prêmio “Edições Melhoramentos” por ter tido a maior média de aprovação nas disciplinas de Agricultura Especial. Participação efetiva nas atividades esportivas do Instituto Presbiteriano Gammon e da ESAL na modalidade futebol e algumas provas de atletismo.

Vida Comunitária: Sua atuação na comunidade se destaca por sua participação como sócio do Rotary Club de Lavras, tendo sido seu presidente no ano rotário 1975/76 e Governador do Distrito 4560 no rotário 1995/96. Representou o Distrito 4560, como seu delegado, no conselho de Legislação de Rotary internacional, em Nova Dehli, Índia, em janeiro de 1998. Representou o presidente de Rotary Internacional na Conferência do Distrito 4390, realizada em Aracaju, Sergipe, em abril de 1998.Ainda nessa instituição, foi membro da Comissão Nacional do Programa de Alfabetização de Rotary Internacional e nessa condição participou de um Seminário Internacional sobre o tema, realizado em Caracas, Venezuela, em maio de 1998.

Professor João Marcio marcou época como um grande Gammonense e está inserido naquela frase: “a gente sai do Gammon, mas o Gammon não sai da gente”.

Benjamin Hunniccut – Alice Gammon – João Márcio – Audley Gammon

 

Paraninfo joão Márcio – Lowrence Calhoun – Rotary Club Lavras

 

Alfredo – João Márcio – Ângelo Delphim

 

Fanfarra do Gammon – João Márcio

 

Alfredo – João Márcio – Ângelo Delphim e outros

 

João Márcio – Mateus Alvarenga – Benjamin Hunniccut – Alfredo Sheid Lopes – Hélio Corrêa  e outros

 

João Márcio – Marcelo de Souza – Edmundo – Eduardo(Burro Preto) Danilo Pinto e outros

 

Missionário Carlos Hahan – João Márcio – Prof. Clidenor Galvão  – Walter Bartels – Elter Maciel Ver. Márcio Moreira – Ricardo Sauer – Aimar Westin Nobre

Formatura do Ciêntifico: Prof Sinval Silva e João Márcio

 

Aneliz Kjaer  e outras

 

Delane Siqueira – Elter – Prof.  Bernardo Bartels – Ver. Márcio Moreira – João Márcio de Carvalho Rios e outros

 

João Márcio de Carvalho Rios – Ane Elice Kjaer – Delane Siqueira – Rev. Márcio Moreira – Aimar W. Nobre – Ricardo Sauer

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X