Na tarde da ultima terça-feira (25), a deputada Dâmina Pereira se reuniu com a Bancada Feminina da Câmara dos Deputados em Brasília, para discutir a proposta da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) que regulamenta as vestimentas dentro da Casa. As parlamentares ficaram de encaminhar sugestões para a alteração do texto.

Durante a reunião a deputada Benedita da Silva falou sobre a ‘Marcha Nacional das Mulheres Negras’, marcada para o dia 18 de novembro em Brasília, e pediu apoio da Bancada nessa importante pauta.

Além disso, elas reforçaram a importância da aprovação de proposições de interesse da Bancada Feminina que estão em tramitação na Câmara e Senado.

COTA PARA MULHERES NA POLÍTICA

No final da noite o plenário do Senado Federal aprovou em primeiro turno, com 67 votos favoráveis e sete contrários. A proposta de emenda à Constituição (PEC) 98/2015, garante às mulheres percentuais mínimos de participação na Câmara dos Deputados, nas assembleias legislativas, na câmara legislativa do Distrito Federal e nas câmaras municipais.

A PEC assegura a cada gênero percentual mínimo de representação nas três próximas legislaturas: 10% das cadeiras na primeira legislatura, 12% na segunda legislatura; e 16% na terceira. Caso o percentual mínimo não seja atingido por um determinado gênero, as vagas necessárias serão preenchidas pelos candidatos desse gênero com a maior votação nominal individual entre os partidos que atingiram o quociente eleitoral.

Comments (0)
Add Comment