Deputadas pedem apoio do governo para projetos de interesse das mulheres
A coordenadora da Bancada Feminina na Câmara dos Deputados deputada Dâmina Pereira, se reuniu essa semana com a ministra dos Direitos Humanos, Políticas para as Mulheres e Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, e com a Secretária Especial da Mulher, Eleonora Menicucci, para reestabelecer o apoio do governo às pautas de interesse da Bancada Feminina no Congresso Nacional.
Na pauta, o Fundo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, a tipificação do crime de estupro coletivo, o crime de descumprimento de medidas protetivas, e a Proposta de Emenda à Constituição que prevê a reserva de vagas para mulheres nas eleições proporcionais, aprovada pelo Senado Federal.
Para Dâmina o apoio do governo é estratégico, pois há muita dificuldade em se aprovar projetos que promovam a cidadania feminina e até mesmo aqueles que melhorem a saúde da mulher. “Há um machismo no Congresso Nacional que nos impede de colocar pautas importantes em debate”, completou.
Estavam presentes as deputadas Benedita da Silva (PT-RJ); Conceição Sampaio (PP-AM); Elcione Barbalho (PMDB-PA); Maria do Rosário (PT-RS); e Moema Gramacho (PT-BA).
Novo Ministério
A reunião ocorreu semanas após a reestruturação promovida pelo governo federal para redução no número de ministérios e cargos públicos.
As parlamentares demonstraram apoio à ministra, que assume um ministério multitemático e prioritário para as mulheres e movimentos sociais, e também solicitaram apoio às matérias em tramitação na Câmara dos Deputados.