Lavrense brilhante além fronteira

0

Prof. Dr. Alexandre Filordi

Professor doutor em Filosofia da Educação da UNIFESP lança o livro de poemas Bocoió
Alexandre Filordi de Carvalho é conhecido por suas instigantes aulas de Filosofia, no campus de Guarulhos da Universidade Federal de São Paulo, a UNIFESP. Destaque como um dos docentes que mais publicam na área acadêmica, ele, agora, dá vazão a outra vertente de escrita, estreando como autor de poemas com o livro Bocoió. Alexandre sempre se interessou por poesia, mas enveredou por esses caminhos para valer quando passou a publicar os poemas no Facebook, onde amigos puderam ter contato e opinar sobre eles. A experiência incentivou o autor a levar as produções da rede social para seu primeiro livro neste seguimento literário.
Os poemas apresentam uma mensagem sobre como poderíamos viver melhor, de forma mais leve, trazendo à tona a simplicidade “tão necessária nos dias atuais”, nas palavras do autor. Eles tratam também dos afetos, do amor, das perdas e de suas superações. Destaca-se, na obra, a força com que o leitor é envolvido pela linguagem elevada das produções poéticas. Como afirma Geruza Zelnys, na orelha do livro, esses poemas são um convite a passagens secretas nas palavras.
Bocoió refere-se a uma espécie de personagem, alter-ego do autor, com um pé na loucura e outro na filosofia, mas, acima de tudo, em busca de um mundo sem governo e cabrestos. A partir dessa perspectiva, os poemas do livro trazem a ideia de que o sentido da vida está na própria poesia que nasce dela. “O resto é firula”, enfatiza Alexandre.
Lucidez, incompreensão e passagem do tempo também marcam presença no livro. O autor fala de sertões, leveza e sentimentos. Reflete sobre salvar-se ou perder-se, vai do conserto ao concerto, filosofa e alinha palavras, transgredindo suas possibilidades e trazendo novos sentidos a elas. Alexandre cria figuras de devaneio como a centopeia que sapateava e atenta para a necessidade de se inventar a máquina de produzir silêncio. “Em toda poesia, trata-se de se gerar um ajuntamento solene do impossível e do impensado com o improvável, sempre em busca de uma alegria espantosa”, comenta o autor. Alexandre é filho do conceituado e querido casal Tarcísio José de Carvalho e Marli. Ele, meu ex colega do Credireal. Nossos parabéns extensivo ao seu filho ilustre Alexandre.

O livro tem lançamento marcado para o dia 28 de Maio, quinta-feira, às 19 horas no Bar Canto Madalena, que fica na rua Medeiros de Albuquerque, 471, em São Paulo (R$ 35,00). A publicação já pode ser adquirida no site da Editora Patuá (http://editorapatua.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=330).

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X