Nova Sede do COPAM é inaugurada no Terminal Rodoviário de Belo Horizonte

0

Estrutura com auditório para 150 lugares e localização privilegiada, viabilizada em parceria com a Codemig, segue a política de uso sustentável dos espaços públicos do Estado

O secretário Germano Vieira ressalta a importância da nova estrutura, ainda mais preparada para os trabalhos do Conselho. Ele cita que a mudança para um novo espaço culmina com uma séria de avanços alcançados ao longo de 2017 no meio ambiente em Minas Gerais. O mais recente foi a revisão da Deliberação Normativa 74, grande arcabouço da legislação ambiental no estado, publicada agora sob o número 217/2017, no dia 8 de dezembro.

Outra importante conquista foi a criação do Plano de Eficiência Ambiental (PEA), com sistema de metas para zerar o passivo no licenciamento ambiental no estado ao longo dos próximos 5 anos.

“Estabelecemos medidas gerenciais necessárias para que a Semad conseguisse, à medida em que os processos fossem entrando, fazer todas as análises necessárias. O objetivo é que ao longo de cinco anos não haja mais processos fora do prazo e possamos dar uma resposta mais rápida e efetiva ao empreendedor, para ele se planejar melhor”, afirma Germano.

O secretário ainda destaca a relevante parceria com a Codemig e diz que a nova sede oferece mais conforto e melhores condições de trabalho aos membros do Copam.

Para o secretário de Governo, Odair Cunha, a parceria e sua finalidade de gestão sustentável de recursos mostram a atenção do Estado com o dinheiro público. “Em um momento em que há escassez de recursos, é preciso acertar nas escolhas”, destaca. À frente da Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional, Carlos Murta, também cumprimenta os dirigentes da Semad e da Codemig pela parceria.

O trabalho da Copam e suas respectivas conquistas nesta área em Minas Gerais foram destaque no evento de abertura da nova casa do Copam. Para o secretário de Estado de Cultura, Angelo Oswaldo, “a inauguração de um espaço ainda mais adequado para as atividades do Conselho só tem a contribuir com essa trajetória democrática e participativa na área ambiental”.

A cessão do auditório da rodoviária está condicionada aos objetivos determinados pelo Tergip e pela Codemig, na observância e aplicação das regras exigidas à boa conservação dos equipamentos e espaços, à imagem pública do serviço e do respeito pelas normas públicas.

Na ocasião de inauguração ocorreu também a 175ª Reunião Ordinária do Copam, que tratou das ações de recuperação da Bacia do Rio Doce; do Plano de Gestão Integrada dos Resíduos de Belo Horizonte; do Plano de Fiscalização Ambiental 2018; e da apresentação da Plataforma Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE) do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) para o licenciamento ambiental, entre outros assuntos.

Características do auditório

Localizado no mezanino (3º andar do Terminal) e conta com:

– 150 lugares

– sonorização

– projetor

– tablado

– copa

– climatização

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X