Que cheiro é esse?Por Diego Nascimento*

0

Quem já não respondeu essa pergunta? Ao longo da vida
somos impactados por aromas diversos que alertam para um saboroso
almoço, um rio poluído, um belo buquê e até uma colônia ou perfume
recém-comprados. O Marketing Pessoal é um tema tão vasto que inclui até o
cheiro. Garanto que para muitos leitores esse assunto é delicado
principalmente dentro de casa e no círculo de trabalho.  Com o receio de
ferir sentimentos muita gente sofre com o excesso ou a falta de um
“cheirinho harmonioso.”

Lidar com pessoas exige um cuidado especial em nossa
aparência. Mesmo de forma indireta temos o hábito de observar o contexto
do ambiente e dos profissionais envolvidos no atendimento. Certa vez
fui à um loja para avaliar um produto e voltei para casa com uma
tremenda dor de cabeça. Isso porque a vendedora (por sinal muito bonita)
exagerou na dose do perfume e contagiou o estabelecimento (talvez o
quarteirão) com um aroma inadequado (forte) para aquele local e evento.
Em outra situação o contrário também veio à tona: a falta de um banho ou
de um desodorante fez muita diferença em meu diálogo com outro
atendente que havia declarado guerra ao bom cheiro.  Mas o que fazer em
ambos os casos? Eis algumas dicas importantes para auxiliar nós mesmos
e outros indivíduos:

  • Somos
    seres humanos e, por essa razão, transpiramos o tempo todo. O contato
    do suor com bactérias da pele nos presenteia com aquele odor forte,
    desagradável, que os médicos chamam de bromidrose. Escolher um bom
    desodorante (roll-on, spray, creme…) para uso diário vale a pena;
  • Evitar a repetição de roupas sem a devida lavagem; o suor seco também traz consequências ruins;
  • Fazer do banho um exercício contínuo. Entrar no chuveiro apenas “aos sábados” não funciona;
  • Optar
    por aromas menos concentrados no ambiente empresarial. Os chamados “Eau
    de toilette” e “Eau de cologne” são ideais para o cotidiano na empresa,
    ao contrário dos produtos “Eau de parfum” que são mais concentrados e
    fortes;
  • Saber
    que quanto mais quente e úmida está a temperatura, mais intenso e forte
    será o cheiro do perfume. Se o tempo estiver frio o aroma é mais
    discreto. Respeitar essa regra é um bom termômetro;
  • Entender que um local agradável se reflete no respeito aos colegas de profissão, sem exageros (mesmo no cheiro);
  • Buscar auxílio de consultores ou mesmo lojas especializadas quando for adquirir um desodorante, perfume…

Sei que muitos jamais pararam um instante para pensar no
efeitos desse tema no Marketing Pessoal. Como estudioso da área é meu
dever compartilhar conhecimentos que podem prevenir transtornos e salvar
carreiras. Já publiquei artigos tratando de voz, uso de redes sociais,
currículo, escrita, qualificação profissional e muitos outros títulos
que, se somados, formam a linha do tempo de quem acabou de chegar ao
mercado de trabalho ou de quem está celebrando aniversários nesse ou
naquele departamento.

Bom senso é para todos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X