Casa da Cultura irá abrir a Exposição “Cultura Indígena”

0

 

Casa da Cultura irá abrir a Exposição “Cultura Indígena”

O dia 19 de abril é o Dia do Índio ou o Dia dos Povos Indígenas no Brasil e em vários outros países do continente americano. Para comemorar a data será inaugurada a Exposição “Cultura Indígena” na Casa da Cultura no dia 17, quarta-feira, às 16h.

A exposição conta com peças do Museu Bi Moreira, como cocares, remos, cestos e outros utensílios de povos indígenas da região. A exposição estará aberta para todos de 17 a 30 de abril, de 8 às 18h. Para mais informações ligue: 3822-7979.

A exposição é uma parceria da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura e a Coordenadoria de Museus e Patrimônio Histórico da Universidade Federal de Lavras.

O Dia do Índio

A data remete ao dia em que delegados indígenas, representantes de várias etnias de países como o Chile e o México, reuniram-se, em 1940, no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Essa reunião tinha o propósito de discutir várias pautas a respeito da situação dos povos indígenas após séculos de colonização e da construção dos Estados Nacionais nas Américas.

A celebração do Dia do Índio tem como propósito também a preservação da memória e a reflexão crítica nas universidades, escolas e demais instituições semelhantes sobre o passado da relação de dominação e conquista das civilizações europeias no continente americano.

No caso do Brasil, o Dia do Índio foi instituído via decreto-lei, em 1943, pelo então presidente Getúlio Vargas, que exercia o poder de forma autoritária no chamado Estado Novo.

*Diretoria de Comunicação Social – Governo Municipal de Lavras (Fonte:https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/19-abril-dia-Indio.htm)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

X